O que é segurança da camada de transporte (TLS)?

O Transport Layer Security (TSL) é, em todos os aspectos, o sucessor moderno do protocolo de segurança SSL original. No entanto, muitas pessoas ainda usam o termo SSL mesmo quando na verdade significam TLS. Hoje em dia você pode até ver uma combinação das duas siglas: criptografia SSL/TLS

https://www.certifica.com.br/

No entanto, eles não são simplesmente intercambiáveis ​​porque há uma diferença clara.

Simplificando: a criptografia TLS é mais segura que sua antecessora. Houve várias versões de segurança SSL ao longo dos anos, todas com vulnerabilidades que foram descobertas posteriormente. Por esta razão, o SSL não é atualizado desde 1996 e hoje é considerado obsoleto

Portanto, TLS é o protocolo de segurança padrão no mercado hoje, embora ainda seja comumente chamado de SSL Transport Layer Security 1.3, é a versão mais recente e corrige muitas vulnerabilidades de versões anteriores. Esta é a conexão mais segura que existe. O Instituto Nacional de Padrões em Tecnologia (NIST) exige que todos os servidores e clientes TLS governamentais suportem o TLS 1.2 e recomenda que as agências planejem adotar o TLS 1.3 em 2024.

O que são certificados digitais? Um certificado digital é um documento eletrônico que comprova a autenticidade de um dispositivo, servidor web, usuário ou outra entidade por meio de criptografia e infraestrutura de chave pública (PKI). Os certificados digitais são ferramentas valiosas que as empresas podem utilizar para garantir que apenas entidades confiáveis ​​tenham acesso às suas redes.

Como explicaremos, eles também são frequentemente usados ​​para confirmar a autenticidade de um site para um navegador da web, para que uma conexão criptografada possa ser estabelecida usando SSL. Este tipo específico de certificado é chamado de certificado SSL ou certificado TLS. Mas falaremos mais sobre isso mais tarde.